Plastic novo

Dicas simples para reduzir o plástico no banheiro

Agora que já aprendemos como lidar com os microbeads e as microfibras, é hora de falarmos sobre maneiras simples e fáceis para se reduzir o plástico dentro de nossas casas. E há lugar melhor para começar do que o nosso banheiro? Vamos lá.

Shampoo e condicionador de cabelo: Shampoos e condicionadores de cabelo em barras (sólidos) podem  a princípio serem mais caros, mas também são produtos que duram mais (quase 3 meses, em comparação com o frasco de shampoo regular que dura entre semanas a um mês). Logo, você vai economizar o seu dinheiro ao longo prazo.  As barras de shampoo não ocupam tanto espaço como frascos, são mais convenientes para transportar durante viagens, e também mais saudáveis para o seu cabelo. Certifique-se de que eles não vêm envoltos em plásticos. Se você tiver problemas com o cabelo oleoso (o que é natural, não se preocupe), você pode ir mais longe e usar sabão de coco em vez de shampoo para lavar o cabelo. Atenção: não o sabão de coco que geralmente usamos para lavar a roupa, o sabão de coco feito especialmente para lavar a nossa pele e cabelo.

Desodorantes: Uma vez que você já está usando shampoos e condicionadores de cabelo em barra, por que você não tentar os desodorantes em barras ou em creme?

Esponjas: Esponjas vegetais (também chamadas de buchas, ou esponjas loofa ou luffa) são uma alternativa 100% natural biodegradável e vegetal para limpeza em geral. Elas podem ser usadas tanto no banheiro (para a sua pele) e na cozinha (para limpeza). Para aqueles que vivem em casas com jardins, você pode criar uma planta de luffa em seu próprio jardim.

Absorventes: Para as mulheres, os absorventes podem ser a principal fonte de resíduos plásticos do banheiro. Mas não precisa ser mais assim. Coletores menstruais, absorventes de tecido, calcinhas menstruais, ou até absorventes compostáveis. Escolha o que funciona melhor para você.

Depilação e barba: Compre um aparelho de barbear (safety razor) com o qual é possível trocar apenas a navalha (cada lâmina dura algumas semanas), e o aparelho em si vai durar ainda mais tempo. Para aqueles que preferem depilar com cera, há várias receitas caseiras para fazer a sua própria e segura cera à base de açúcar, ou você pode tentar a cera sem plástico comercializada pela MOOM Pure & Natural Beauty Products.

Remoção de maquiagem: Em vez de utilizar aqueles discos para remoção de maquiagem que são descartáveis, frequentemente fabricados com materiais sintéticos e fibras de plásticos, ou embaladas em plástico, experimente a variedade de alternativas sem plástico no mercado, tais como os discos  e panos de algodão reutilizáveis que você pode lavar e utilizar novamente, ou as esponjas compostáveis Konjac feitas de raiz vegetal.

Produtos de limpeza: Limpar o banheiro nunca é uma tarefa divertida. Mas pode ser menos dolorosa usando produtos de limpeza naturais, como vinagre e bicarbonato de sódio. Normalmente o vinagre evapora e não deixa seu cheiro, mas se você está preocupado com isso, você sempre pode misturar vinagre com cascas de frutas em uma garrafa de vidro por algumas semanas antes de usá-lo. Há também escovas para limpeza de vaso sanitário sem plástico, disponíveis no mercado, como as das marcas Boolalou e Plastic Free Life.

Limpeza dental: Sorriso é a melhor maquiagem que qualquer um pode usar. Então vamos cuidar deste dentes. Truthpaste e Georganics fornecem pastas de dente naturais e orgânicas em frascos de vidro. Se você está animado para uma experiência disruptiva, tente usar comprimidos de pasta de dente. Você sempre pode fazer a sua própria pasta de dente com todas as receitas que há agora na internet, mas por favor consulte o seu dentista de antemão. Para escova de dentes recomendamos escovas de madeira e bambu. Tenha em mente que a maioria delas ainda usa alguma forma de plástico. Para o fio dental, já existem algumas alternativas reutilizáveis biodegradáveis (The Dirt, Paz de Gaia para brasileiros).

Cotonetes: No Brasil você já pode encontrar cotonetes com haste de  bambu ou papel na farmácia pelo mesmo preço que os de plástico (Mio, Affagio, Needs). Menos conhecidos e mais caros são cotonetes reutilizáveis que podem ser limpos e reutilizados repetidamente.

Cremes: Onde estações de recarga estão disponíveis, leve recipientes menores de volta para a loja e tente carregá-los diretamente. Se você ainda não tem acesso a essas instalações, a alternativa é ir a um atacadista perto de você ou on-line para comprar a granel. Se isso ainda não for viável, sempre opte por comprar as maiores embalagens em vez de comprar embalagens menores.

Papel: Dependendo de onde você vive pode ser difícil de encontrar, mas existem algumas marcas que vendem papel higiênico livre de plástico (não envolto em plástico), como o The Good Rool, Renova Paper Pack, Who Gives a Crap, Natural Value, Betterway.

Lembre-se, a jornada da redução de plásticos não é sobre perfeição, mas sim um trabalho em andamento.

Você gostou das nossas dicas? Você tem outras que você pode compartilhar com a gente? Algumas marcas favoritas? Sinta-se livre para se juntar a nós.

No Comments

Post A Comment