Slide1 1

Como nossas roupas estão poluindo o oceano com microfibras

Com menos de um milímetro de comprimento, as microfibras são uma forma de microplástico que nossas roupas sintéticas (como poliéster e acrílico) liberam toda vez que lavamos roupa, assim como os microbeads que encontramos em cosméticos. As microfibras são tão pequenas que são carreadas juntamente com a água que sai das máquinas de lavar. Como as estações de tratamento de esgoto (ETEs)  não são capazes de remover  as microfibras dos efluentes, os microplásticos acabam nos rios, lagos e no oceano.

No ecossistema marinho, essas fibras sintéticas parecem guloseimas saborosas para o zooplâncton, como o krill e minúsculos crustáceos semelhantes aos camarões, em outras palavras, a base da cadeia alimentar. Eles também agem como esponjas, sugando poluentes como pesticidas e produtos químicos industriais. Como o ser humano está no topo da cadeia alimentar, acabamos comendo peixes e frutos do mar cheios de microfibras misturadas a substâncias tóxicas.

Bem, o que podemos fazer para mudar isso? Em primeiro lugar, comprar menos roupas. Reparar as antigas ou se virar com o esquema de cores do ano passado. Se precisar comprar roupas, dê preferência às roupas de segunda mão como as que você encontra em brechós. No caso de comprar roupas novas, antes de realizar a aquisição, dê uma olhada na etiqueta para ver do que é feita aquela peça. Opte por roupas feitas de materiais naturais como lã, algodão e seda ao invés de sintéticos sempre que possível. Estas geralmente são mais caras, mas por outro,  roupas bem feitas de materiais naturais normalmente duram mais. Além disso, evite comprar roupas felpudas e materiais como fleece.

Também podemos mudar nossa maneira de lavar roupa. Lave as roupas sintéticas apenas quando for necessário e, quando o fizer, siga estas medidas para reduzir a quantidade de microfibras que elas eliminam na lavagem:

  • Lave em temperaturas mais baixas (preferencialmente água fria);
  • Certifique-se de ter uma carga completa;
  • Use uma velocidade de centrifugação mais baixa e um ciclo mais curto;
  • Use amaciante e sabão líquido.

Você também pode tentar usar um saco de lavagem especial desenvolvido pela GuppyFriend. Essas bolsas de rede capturam as microfibras que quebram durante a lavagem, permitindo que você as descarte de forma mais responsável na lixeira. Por enquanto, eles estão disponíveis apenas na Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália / Nova Zelândia, por 29,75 € cada com frete grátis dentro da Europa. Se você não gostou do GuppyBag experimente o The Cora Ball, uma bola de lavar que funciona exatamente como a bolsa, evitando que maior quantidade de microfibras seja liberada e recolhendo aquelas que forem eliminadas, possibilitando o  descarte de maneira correta (para aterros sanitários juntamente com os resíduos domiciliares). Cora Balls podem ser encontradas online e em lojas na Austrália, Canadá, Hong Kong, Irlanda, Japão, México, Nova Zelândia, Peru, Filipinas, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos por US $ 37,99 cada.

No Comments

Post A Comment