Slide1

Cuidado! Contém Microbeads

Microbeads são minúsculos fragmentos não biodegradáveis ​​de plástico  (diâmetro inferior a 5 mm) que são sorrateiramente adicionados a diversos cosméticos e produtos de higiene e uso pessoal. São freqüentemente utilizados ​​como agentes emulsificantes ou apenas como aditivos baratos.

Os microbeads são encontrados diariamente em uma ampla variedade de produtos, como: protetor solar , pasta de dente, esmalte, batom, cremes anti-envelhecimento, sabonetes, desodorantes, maquiagem como base e blush, entre outros. Se você estiver preocupado, dê uma olhada nas listas de ingredientes de seus produtos para verificar se não microplásticos na composição, principalmente:  Polietileno (PE), polipropileno (PP), polietileno tereftalato (PET), polimetilmetacrilato (PMMA) e Nylon (PA).

As estações de tratamento de águas residuais não são projetadas para remover microesferas da água. Portanto, a partir de sua pia de banho, as microesferas encontram seu caminho para corpos d’água e oceano. Os animais marinhos absorvem ou comem microplásticos. Além disso, as microesferas também absorvem as toxinas como uma esponja. Como os humanos estão, em última análise, no topo da cadeia alimentar, é provável que também ingeramos microplásticos. Uma vez que entram no ambiente marinho, os microplásticos são quase impossíveis de remover.

A boa notícia é que 15 países já tomaram medidas para banir as microesferas e 448 marcas de 119 fabricantes diferentes prometeram remover os microbeads  de seus produtos. Desde 2018 as microesferas foram banidas do Estado do Rio de Janeiro (Lei nº 8090/18), e o Brasil está tentando fazer o mesmo em todo o país (Projeto de Lei nº 6528/16).

Você pode verificar se seus produtos contêm microbeads e ver a lista de produtos e empresas que se comprometeram a não usar microesferas em www.Beatthemicrobed.org. Se você descobrir que um produto que já comprou contém microplásticos em sua composição, você também pode enviá-lo de volta para o fornecedor e pedir reembolso ou reclamar com a empresa. Você pode não receber seu dinheiro de volta, mas pelo menos eles receberão a mensagem de que os clientes não querem utilizar microplásticos.

No Comments

Post A Comment