Nullcarbon 2

Dicas Idyll: NullCarbon

Imagine sair de casa para ir trabalhar, pedalando, e no meio do caminho receber um bolo como recompensa pelos seus serviços ambientais prestados à natureza. Parece até enredo de um filme de romance, mas na verdade é o retrato do cotidiano dos habitantes de Lahti, cidade do sul da Finlândia.

Por meio de um aplicativo desenvolvido com recursos da União Europeia, os cidadãos de Lahti podem trocar o montante de Gases de Efeito Estufa (GEE) que deixam de emitir durante a semana por prêmios, como passagens no transporte público, convites para clubes e piscinas, e iguarias gastronômicas. A troca funciona da seguinte forma. O aplicativo, chamado CitiCAP, estabelece uma cota semanal, por pessoa, de emissões de GEE relacionadas a sua mobilidade. O aplicativo monitora e contabiliza suas emissões durante os trajetos. Caso ao final da semana a cota não seja atingida, a diferença de valor é revertido em “dinheiro virtual” que pode ser utilizado para compras de diversos serviços e produtos disponíveis na plataforma.

Apesar de ser uma iniciativa ainda em estágio inicial, até o momento 2000 voluntários já baixaram o aplicativo, dos quais 200 utilizam no dia a dia simultaneamente, e já há planos de expansão para demais cidades do país. 

Poxa vida, mas tinha que ser só na Finlândia, imagine se fosse no Brasil? Não precisa imaginar. A fintech NullCarbon, uma das finalistas da competição internacional de negócios verdes ClimateLaunchpad, surge como uma iniciativa semelhante em território brasileiro. A plataforma registra a quilometragem percorrida por pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte, transforma em crédito de carbono, vende no mercado voluntário de créditos de carbono e devolve parte do valor aos seus usuários. Ou seja, você faz exercício físico, melhora sua saúde, ajuda o meio ambiente, o seu futuro, e ainda ganha dinheiro com isso.

A iniciativa ainda está em estágio desenvolvimento inicial, mas se você já se sentiu interessado, a fintech disponibiliza um pré-cadastro para os interessados em testar o aplicativo. Mais informações, basta conferir na página de LinkedIn e do Instagram da empresa.

No Comments

Post A Comment