contato@idyll.com.br | (31) 99113-0243
O programa de Gestão de Gases de Efeito Estufa é um pacote completo que inclui uma análise aprofundada e integrada da empresa, considerando seus processos e atividades, envolvendo monitoramento e planejamento de curto, médio e longo prazo.
Os serviços dentro do programa abrangem:
- Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE): diagnóstico – mensurar, relatar e verificar
- Plano de Mitigação de GEE – evitar, reduzir, compensar
- Plano de Monitoramento de GEE
Os serviços são interdependentes podendo ser contratados no pacote de “Gestão de Gases de Efeito Estufa” ou contratados individualmente diante dos dados necessários. Em breve teremos novidades com uma ferramenta tecnológica na gestão de gases de efeito estufa para ajudar pequenas e médias empresas.
O que é Inventário de GEE?
O Inventário de Gases de Efeito Estufa é um diagnóstico das emissões de gases de efeito estufa de uma empresa, instituição, setor, cidade, estado ou país que identifica as fontes emissoras das atividades produtivas e quantifica as respectivas emissões de GEE lançadas à atmosfera em um determinado período. O inventário de GEE é fundamental para o planejamento de ações de sustentabilidade da empresa e em alguns estados do Brasil já faz parte do processo de licenciamento ambiental.
O que é Plano de Monitoramento de GEE?
O plano de monitoramento parte do conhecimento adquirido pela empresa, através do seu inventário de GEE, considerando as atividades e fontes emissoras. O plano parte do princípio de que as emissões de GEE serão monitoradas periodicamente pela gestão da empresa, bem como as ações de redução, compensação e mitigação de seus impactos.
O que é Plano de Mitigação de GEE?
O Plano de Mitigação é um plano de redução de gases de efeito estufa e nele são traçados objetivos e ações para se alcançar metas estabelecidas internamente ou baseadas em campanhas e programas globais como o Race to Zero e o SBTi (Science Based Targets iniciative), ou ainda buscando o alinhamento ao setor do qual a organização faz parte. A elaboração do plano é um processo dinâmico e participativo. Junto aos setores da organização, construímos estratégias para a redução, neutralização e compensação das emissões da sua organização.
Por que é importante fazer a gestão?
Além da intensificação dos gases estufa como CO2, CH4, N2O, SF6 (o que são gases de efeito estufa? – saiba mais) ser a principal causa do aquecimento global e, consequentemente, das mudanças climáticas, seu controle está ligado diretamente à sustentabilidade de uma organização. A Gestão de GEE abrange questões produtivas, financeiras, legais, reputacionais e de sustentabilidade e dependendo de como ou se é realizada pode angariar benefícios em tais áreas. Essa gestão de emissões de GEE pode ser integrada aos sistemas de Gestão de Qualidade, Gestão Ambiental e de Informação da organização.
Quais as vantagens da Gestão de GEE?
- Melhorar e ampliar o conhecimento organizacional;
- Melhorar sua colocação e longevidade no mercado;
- Impulsiona sua reputação e visibilidade;
- Vantagem competitiva;
- Otimização e redução de ineficiência e custos ligados aos processos;
- Conquistar (mais) investimentos;
- Maximizar o seu impacto socioambiental local positivo;
- Atender às exigências legais existentes e insurgentes – a CETESB (SP) e o INEA (RJ) já exigem o inventário no licenciamento ambiental;
- Atender à demanda, exigência e expectativa de clientes;
- Possibilitar entrada no mercado de carbono e desenvolvimento de projetos de carbono;
- Participação de iniciativas empresariais: CDP, Pacto Global, SBTi …
- Promover a ação climática (ajudar no enfrentamento às mudanças climáticas);