Carne Carbono Neutro

Os amantes da carne já podem comemorar! A EMBRAPA lançou oficialmente o selo “Carne Carbono Neutro”, marca-conceito que visa atestar a carne bovina que apresenta seus volumes de Gases de Efeito Estufa (GEE) neutralizados durante o processo de produção pela introdução de componente arbóreo.

 

Nos últimos anos o setor agropecuário tem sido um dos principais colaboradores quanto à emissões de GEE no Brasil, em especial devido a fermentação entérica do rebanho bovino, processo digestivo que ocorre em herbívoros ruminantes e produz metano. Em 2018 as atividades agropecuárias representaram 25% das emissões brutas de GEE no país, ranqueando o setor como segundo maior emissor, superando até o setor energético.

 

Frente a essa problemática, a iniciativa do selo “carne carbono neutro” surgiu para fomentar a implementação de sistemas de produção pecuários mais sustentáveis. A neutralização dos GEE é alcançada em sistemas de integração silvopastoril (pecuária-floresta, IPF) ou agrossilvopastoril (lavourapecuária-floresta, ILPF), nos quais o metano emitido pelo rebanho é compensado pelo carbono sequestrado da atmosfera e imobilizado nas árvores, mais precisamente no fruste (tronco).  A madeira produzida nos sistemas pode ser posteriormente destinada para produção de produtos de maior valor agregado (PMVAs), móveis e materiais para construção civil, garantindo, dessa forma, a imobilização do carbono sequestrado.

 

Ambos os sistemas (IPF e ILPF) são sistemas de produção sustentáveis que integram as atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, e buscam os efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema, contemplando a adequação ambiental, a valorização do homem e a viabilidade econômica da atividade agropecuária.

 

A obtenção do selo perpassa pela implementação de processos produtivos parametrizados, avaliação técnica consolidada com base em pesquisas e metodologias nacionais e internacionais, e uma etapa final de auditoria independente, executada por entidades credenciadas.

 

Até o momento a Mafrig é a única marca que obteve o selo e comercializa os produtos (denominados como produtos da nova linha Viva). A linha já está disponível para aquisição em lojas da rede Pão de Açúcar na cidade de São Paulo, com planos de expansão para demais regiões do país. O preço dos produtos ainda não foi divulgado.

 

Se interessou no assunto? Quer saber mais sobre o papel da agropecuária nas emissões de GEE e a iniciativa “Carne Carbono Neutro”? Para quem quer aprender mais:

 

Live: Carne Carbono Neutro – Novo conceito para carne sustentável. Com os pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Roberto Giolo e participações do pesquisador Carlos Freitas da Embrapa Cocais e do professor Alisson Jordão do IFMA (Instituto Federal do Maranhão). (https://www.youtube.com/watch?v=ek2DNNT2MB8)

 

Documentário: Sob a Pata do Boi (2018). 49 minutos. Nota IMDB 8.9. Disponível na plataforma Amazon Prime e para compra/aluguel pelo Globo Play.

 

 

Carne Carbono Neutro: um novo conceito para carne sustentável produzida nos trópicos / Fabiana Villa Alves et al. – Campo Grande, MS : Embrapa Gado de Corte, 2015. 29 p. ; 21cm. Disponível em:< https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/203141/1/Carne-carbono-neutro-1.pdf>
SEEG – Sistema de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Infográficos. Disponível em:<http://seeg.eco.br/infografico>.
50 perguntas, 50 respostas sobre a Carne Carbono Neutro (CCN) / Fabiana Villa Alves … . – Campo Grande, MS : Embrapa Gado de Corte, 2018. Disponível em:< https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/179586/1/50-perguntas-50-resposta-sobre-a-carne-carbono-neutro.pdf>.
BALBINO, L.C.; KICHEL, A.N.; BUNGENSTAB, D.J.; ALMEIDA, R.G. de. Sistemas de integração: o que são, suas vantagens e limitações. In: BUNGENTAB, D.J. (Ed.). Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta: a produção sustentável. 2.ed. Brasília: Embrapa, 2012. p.11-18. Disponível em:< https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/159845/1/Sistemas-de-integracao-o-que-sao-suas-vantagens-e-limitacoes.pdf>.
MARFRIG. Marfrig lança linha de carne Carbono Neutro em parceria com a Embrapa. 2020. Disponível em:< https://www.marfrig.com.br/pt/documentos?id=946>.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?